Alcaçuz (Glycyrrhiza glabra)
Alcaçuz, também conhecido como Mulethi ou “madeira de alimentos açucarados”, é uma erva medicinal altamente eficaz e poderosa.(HR/1)
raiz de alcaçuz tem um aroma agradável e é usada para dar sabor ao chá e outros líquidos. O tratamento para tosse e dor de garganta pode ser obtido consumindo diretamente as raízes de alcaçuz. Por causa de suas características anti-úlcera, antioxidante e anti-inflamatória, também pode ajudar com problemas digestivos, como úlceras estomacais e azia. Alcaçuz também pode ser usado para aumentar a energia e combater o cansaço. O alcaçuz pode ajudar no tratamento de problemas bucais, como feridas na boca e placa dentária. Devido às suas características de cura e resfriamento, uma mistura de pó de alcaçuz e mel pode ajudar a tratar feridas na boca. O pó de alcaçuz também pode ajudar a melhorar a textura e a cor da pele. O consumo excessivo de alcaçuz pode causar náuseas e dores de cabeça em algumas pessoas.
Alcaçuz também é conhecido como :- Glycyrrhiza glabra, Mulethi, Mulathi, Muleti, Jethimadhu, Jethimadh, Yastimadhuka, Yastika, Madhuka, Madhuyasti, Yastyahva, Jesthimadhu, Yeshtmadhu, Yashtimadhu, Jethimadha, Jethimard, Jestamadu, Jyeshtamadhu, Atimadhura, Multhi, Irattimadhuram, Jatimadhu, Jastimadhu, Atimadhu , Asl-us-sus
O alcaçuz é obtido a partir :- Plantar
Usos e benefícios do alcaçuz:-
De acordo com vários estudos científicos, os usos e benefícios do alcaçuz (Glycyrrhiza glabra) são mencionados abaixo(HR/2)
- Tosse : O pó de alcaçuz pode ajudar com dores de garganta, tosse e produção excessiva de muco no trato respiratório. Também ajuda no afrouxamento do muco e na tosse.
As características de Ropan (curativas) e expectorantes do alcaçuz o tornam benéfico para dores de garganta, irritação na garganta, tosse e bronquite. - Úlceras estomacais : Extrato de raiz de alcaçuz pode ajudar no tratamento de úlceras estomacais. O extrato de alcaçuz contém ácido glicirretínico, que possui poderosas qualidades anti-inflamatórias e suprime a atividade de mediadores inflamatórios no estômago, reduzindo a dor e a inflamação. 1. Tome 1 colher de chá de pó de alcaçuz e misture com 1 colher de chá de água. 2. Tome três vezes ao dia com uma xícara de leite para aliviar a dor e a inflamação causada por úlceras estomacais.
Devido à sua eficácia Sita (frio), o alcaçuz é benéfico no tratamento de úlceras estomacais. Devido ao seu caráter Ropan (curativo), forma uma espessa camada de muco que protege o estômago. - Azia : A dispepsia funcional e seus sintomas, como plenitude abdominal superior, dor de gases intestinais, arrotos, inchaço, náusea, vômito, azia e perda de apetite, podem ser tratados com alcaçuz.
Devido ao seu poder Sita (frio), o alcaçuz alivia a azia e reduz a inflamação do estômago. - Fadiga : Devido às suas propriedades Madhur (doce) e Rasayana (rejuvenescedora), acredita-se que o alcaçuz alivie a exaustão e a fadiga, oferecendo energia rápida.
- Tuberculose (TB) : Devido à sua eficácia antibacteriana contra bactérias gram-positivas e gram-negativas, o alcaçuz pode ser usado como uma terapia alternativa para a tuberculose.
As características Rasayana (rejuvenescedora) e Ropan (curativa) do alcaçuz ajudam os indivíduos com tuberculose a aumentar sua imunidade e reduzir infecções bacterianas em seus pulmões. - Malária : Devido à presença de Licochalcona A, o alcaçuz pode ser útil como antimalárico. Ele impede que os parasitas cresçam em qualquer estágio.
A característica Rasayana (rejuvenescedora) do alcaçuz ajuda na batalha contra a malária, fortalecendo a imunidade. - Doença hepática gordurosa : alcaçuz pode ser benéfico no tratamento do fígado gordo causado pela exposição ao tetracloreto de carbono (CCl4). O alcaçuz previne o dano hepático causado pelo CCl4 devido às suas capacidades desintoxicantes e antioxidantes. Funciona aumentando a quantidade de antioxidantes no fígado e reduzindo o aumento da atividade das enzimas hepáticas. O ácido glicirrízico, encontrado no alcaçuz, possui características hepatoprotetoras e anti-inflamatórias, tornando-o útil no tratamento da hepatite não alcoólica.
- Colesterol alto : As características de equilíbrio Vata e Pitta do alcaçuz ajudam na regulação do colesterol excessivo e na prevenção da formação de placas.
- Síndrome do intestino irritável : Por causa de suas propriedades Sita (resfriamento) e Ropan (curativo), o alcaçuz diminui a inflamação e acelera o processo de cicatrização em casos de SII.
- Artrite : As propriedades anti-inflamatórias do alcaçuz podem ajudar no tratamento da artrite reumatóide. Em indivíduos com artrite reumatóide, reduz a dor e a inflamação ao inibir a atividade dos mediadores inflamatórios.
Sandhivata é um termo ayurvédico para artrite, na qual um Vata exacerbado causa dor e inchaço nas articulações. A potência Sita (frio) do alcaçuz equilibra Vata e proporciona alívio da artrite. - Infecções : A função Rasayana (rejuvenescedora) do alcaçuz ajuda na batalha contra infecções, melhorando a imunidade.
- Infertilidade : As qualidades Vajikarana (afrodisíaco) e Rasayana (rejuvenescedor) do alcaçuz ajudam a aumentar a contagem de esperma e a controlar a infertilidade masculina.
- Câncer de próstata : glicirrizina, encontrada no alcaçuz, pode ser usada para tratar o câncer de próstata. A glicirrizina suprime a proliferação de células cancerígenas da próstata, desencadeando a apoptose. Como resultado, o alcaçuz demonstrou ter propriedades antitumorigênicas nas células do câncer de próstata.
- Anestesia local (tecidos dormentes em uma área específica) : O alcaçuz equilibra o dosha Vata, que ajuda a controlar a dor no corpo.
- Infecção crônica pelo vírus da hepatite C (HCV) : A glicirrizina, encontrada no alcaçuz, tem propriedades antivirais e impede a multiplicação do vírus da hepatite C. Funciona impedindo que o vírus invada as células saudáveis do fígado e demonstrou ajudar as pessoas com hepatite C crônica. O alcaçuz também é conhecido por ter propriedades hepatoprotetoras, pois combate os radicais livres e inibe os danos celulares causados pela peroxidação lipídica.
- Úlceras na boca : No caso de feridas na boca, a glicirrizina encontrada no alcaçuz reduz a vermelhidão e o inchaço dentro da boca.
As propriedades Ropan (curativas) e Rasayana (rejuvenescedoras) do alcaçuz podem ajudar com feridas na boca. - Melasma : A liquiritina, encontrada no alcaçuz, reduz os níveis de melanina na pele e pode ajudar no melasma. Os antioxidantes do extrato também auxiliam na redução da melanina, resultando no clareamento da pele.
As características de equilíbrio Pitta e Rasayana (rejuvenescedor) do alcaçuz auxiliam no manejo de manchas e manchas escuras no melasma. Na pele, também tem um efeito refrescante e calmante. - Eczema : Por causa de suas propriedades anti-inflamatórias, o pó de alcaçuz pode ajudar a aliviar os sintomas do eczema, como secura, coceira e irritação.
Por causa de suas características Sita (resfriamento) e Ropan (cura), o alcaçuz pode ajudar com sintomas de eczema como inflamação, secura e coceira. - Placa dentária : pó de alcaçuz pode ser eficaz na prevenção da produção de biofilmes que causam a placa dentária. Alcaçuz suprime a ação de S.mutans, uma bactéria que é a principal responsável pela produção de biofilmes que levam à placa dentária. Isso reduz a criação de ácido por bactérias, bem como a perda de minerais, o que leva a cáries dentárias.
- Psoríase : De acordo com estudos, as características imunomoduladoras e anti-inflamatórias da glicirrizina encontradas no alcaçuz podem ajudar a controlar os sintomas da psoríase.
As qualidades Sita (refrescante) e Ropan (curativa) do alcaçuz ajudam a controlar a psoríase regulando o Pitta exacerbado. As propriedades Rasayana (rejuvenescedoras) do alcaçuz também ajudam a aumentar a imunidade. - Sangramento : As qualidades Sita (resfriamento) e Ropan (cura) do alcaçuz ajudam a controlar o sangramento e acelerar a cicatrização de feridas.
Video Tutorial
Precauções a serem tomadas ao usar Alcaçuz:-
De acordo com vários estudos científicos, as precauções abaixo devem ser tomadas ao tomar alcaçuz (Glycyrrhiza glabra)(HR/3)
- O alcaçuz pode agir como estrogênio por isso, recomenda-se evitar o uso de alcaçuz em problemas hormonais, como células de câncer de mama, células de câncer uterino, células de câncer de ovário, endometriose ou miomas uterinos.
- Fique longe de alcaçuz se você tiver níveis reduzidos de potássio no sangue (hipocalemia). Isso ocorre porque pode intensificar a condição, reduzindo ainda mais os níveis de potássio.
- Uma queda no nível de potássio no sangue também pode piorar a hipertonia (um problema de massa muscular causado por problemas nos nervos). Como resultado, o uso de alcaçuz deve ser evitado nesses casos.
- Alcaçuz pode interferir com os graus de pressão arterial durante e após a cirurgia. Portanto, é aconselhável parar de tomar Licorice pelo menos 2 semanas antes da cirurgia marcada.
- O alcaçuz é possivelmente livre de riscos quando adequadamente relacionado à pele por um curto período de tempo.
Precauções especiais a tomar enquanto estiver a tomar Licorice:-
De acordo com vários estudos científicos, precauções especiais abaixo devem ser tomadas ao tomar alcaçuz (Glycyrrhiza glabra)(HR/4)
- Alergia : Se você é alérgico ou hipersensível ao alcaçuz ou seus materiais, use-o apenas com o apoio de um profissional médico.
Para testar possíveis alergias, aplique alcaçuz em um pequeno local inicialmente. O alcaçuz ou seus componentes só devem ser usados com o apoio de um profissional médico se você for alérgico a eles. - Amamentação : O alcaçuz deve ser evitado se você estiver amamentando devido à ausência de evidências científicas.
- Outra interação : 1. Tomar alcaçuz com comprimidos de estrogênio pode minimizar os efeitos das pílulas de estrogênio. Consequentemente, é melhor ficar longe de alcaçuz se você estiver tomando comprimidos de estrogênio. 2. Alcaçuz pode provocar uma queda nos níveis de potássio no corpo. Quando o alcaçuz é combinado com diuréticos, pode desencadear uma perda excessiva de potássio no corpo. Se você tomar um diurético, fique longe de alcaçuz. 3. Alcaçuz pode ajudar os medicamentos contraceptivos, o tratamento de substituição hormonal, bem como o trabalho de tratamento de testosterona melhor.
- Pacientes com doenças cardíacas : Alcaçuz foi realmente revelado para minimizar a pressão arterial. Se você estiver usando alcaçuz com medicamento anti-hipertensivo, é uma ótima ideia verificar sua pressão alta regularmente.
- Pacientes com doença renal : Se você tem problemas renais, use Alcaçuz com cautela, pois pode agravar o problema.
- Gravidez : O alcaçuz tem sido associado a um risco aumentado de aborto espontâneo e também ao trabalho precoce. Por isso, o alcaçuz precisa ser evitado durante a gravidez.
Como tomar alcaçuz:-
De acordo com vários estudos científicos, Alcaçuz (Glycyrrhiza glabra) pode ser levado para os métodos mencionados abaixo(HR/5)
- Raiz de alcaçuz : Pegue uma raiz de alcaçuz. Mastigue com sucesso para cuidar da tosse e também da hiperacidez.
- Churna de alcaçuz : Tome uma 4ª a meia colher de chá de churna de alcaçuz. Engula com água antes da louça, 2 vezes ao dia.
- Cápsula de Alcaçuz : Tome uma a 2 cápsulas de alcaçuz. Ingerir com água antes da louça, duas vezes ao dia.
- Comprimido de alcaçuz : Leve de um a dois computadores tablet Licorice. Ingerir com água antes das refeições, duas vezes ao dia.
- Doces de alcaçuz : Tome um a dois doces de alcaçuz duas vezes ao dia ou com base em sua necessidade.
- Tintura de Alcaçuz : Tome seis a 8 diminuições do elenco de alcaçuz. Enfraqueça-o com água morna. Beba duas ou três vezes por dia.
- Gargarejo de Alcaçuz : Tome uma colher de chá de pó de alcaçuzAdicione-o a um copo de água morna e mexa até que o pó fique bem dissolvido. Faça gargarejos com esta solução duas vezes ao dia para obter tratamento para dor de garganta, além de mau hálito.
- Chá de gengibre de alcaçuz : Coloque duas xícaras de água em uma frigideira. Adicione aproximadamente 2 raízes de alcaçuz cruas esmagadas junto com o gengibre. Além disso, consistem em meia colher de chá de folhas de chá. Deixe a mistura ferver no fogo do dispositivo por cinco a 6 minutos. Pressão com a ajuda de um coador fino. Consuma isso todas as manhãs para diminuir os problemas de contato com o principal sistema respiratório, sistema digestivo e infecções gastrointestinais.
- Leite de Alcaçuz : Inclua um copo de leite em uma panela Leve para ferver. Adicione uma quarta colher de chá de alcaçuz em pó ao leite e também misture até ficar bem dissolvido. Consuma-o prontamente.
- Pacote de cara de mel de alcaçuz : Pegue de quinze a vinte folhas frescas de alcaçuz e também misture-as para produzir uma pasta lisa. Inclua 2 colheres de chá de mel na pasta. Aplique uniformemente sobre o rosto, pescoço e mãos. Mantenha por cinco a seis minutos. Lavanderia totalmente com água da torneira. Use esta terapia três vezes por semana para acabar com o bronzeado e o embotamento.
- Alcaçuz em pó com suco de Amla : Tome 2 colheres de chá de pó de alcaçuz. Misture com 5 a 6 colheres de chá de suco de amla e também aplique igualmente no couro cabeludo. Deixe descansar por uma a duas horas. Limpe com água da torneira. Use este remédio duas vezes por semana para um couro cabeludo limpo e oleoso.
- Alcaçuz em pó com cúrcuma : Tome meia colher de chá de pó de alcaçuz. Adicione uma colher de chá de multani mitti e também uma quarta colher de chá de açafrão em pó. Além disso, consiste em 2 a 3 colheres de chá de água subiu para ele. Misture todos os componentes para estabelecer uma pasta lisa. Aplique uniformemente no rosto e pescoço e mantenha por 5 a 6 minutos para secar. Lave completamente com água da torneira. Repita três vezes por semana para melhorar sua pele.
Quanto alcaçuz deve ser tomado:-
De acordo com vários estudos científicos, Alcaçuz (Glycyrrhiza glabra) deve ser tomado nas quantidades mencionadas abaixo(HR/6)
- Churna de alcaçuz : Uma quarta a meia colher de chá duas vezes ao dia.
- Cápsula de Alcaçuz : Um a dois comprimidos duas vezes ao dia.
- Comprimido de alcaçuz : Um a dois comprimidos duas vezes ao dia.
- Doce de alcaçuz : Um a dois doces duas vezes ao dia ou conforme sua necessidade
- Tintura mãe de alcaçuz : Seis a doze diminuições diluídas com água, uma ou duas vezes ao dia.
- Pasta de alcaçuz : Um quarto a meia colher de chá ou conforme sua demanda.
- Alcaçuz em Pó : Meia a uma colher de chá ou de acordo com sua exigência.
Efeitos colaterais do alcaçuz:-
De acordo com vários estudos científicos, os efeitos colaterais abaixo precisam ser levados em consideração ao tomar alcaçuz (Glycyrrhiza glabra)(HR/7)
- Dor de cabeça
- Náusea
- Distúrbios eletrolíticos
Perguntas frequentes relacionadas ao alcaçuz:-
Question. O pó de alcaçuz pode ser usado para o crescimento do cabelo?
Answer. Embora não haja informações clínicas suficientes, o pó de alcaçuz pode ajudar a reduzir a perda de cabelo se usado regularmente. Além disso, pode ajudar no desenvolvimento de novos cabelos.
Question. Como armazenar Alcaçuz em pó?
Answer. pó de alcaçuz deve ser mantido em local fresco e seco e, uma vez aberto, deve ser mantido bem fechado, de preferência em recipientes herméticos. O pó de alcaçuz não deve ser armazenado em um ambiente frio, pois perderá umidade e solidificará. Dica: O pó de alcaçuz deve ser removido imediatamente se desenvolver odor, sabor ou aparência.
Question. Como usar a raiz de alcaçuz?
Answer. Smidgens de origem alcaçuz podem ser incluídos em um bule para remover as preferências e depois contribuir para o seu chá. Isso certamente aumentará o sabor e, se necessário, aliviará a ansiedade. Os palitos também podem ser comidos.
Question. Como você cultiva alcaçuz?
Answer. As sementes de alcaçuz são simples de expandir. Sature as sementes em água morna por pelo menos 24 horas antes de semeá-las em uma mistura de envasamento a uma profundidade de 1/2 polegada. Até que as sementes germinem, cubra-as com terra e também mantenha-a uniformemente úmida.
Question. Quais são os benefícios do chá de alcaçuz?
Answer. Aspectos específicos na assistência de alcaçuz para proteger o fígado de lesões. O chá de alcaçuz foi revelado para ajudar com inchaço, úlceras, problemas diabéticos, irregularidades e também depressão.
O alcaçuz pode ser integrado ao gengibre para fazer um chá que auxilia na hiperacidez, úlceras na barriga e abscessos na boca. Isso se deve à sua capacidade de estabilizar Vata e também Pitta. Como resultado de suas características de equilíbrio Pitta e Rasayana (revitalizante), também promove ótimas características hepáticas.
Question. Alcaçuz pode ajudar a aliviar cãibras musculares?
Answer. Sim, certas substâncias originárias de alcaçuz foram reveladas para ajudar com dores musculares e convulsões.
Cãibras musculares são desencadeadas por uma discrepância Vata Dosha no corpo. Como o Alcaçuz tem a capacidade de estabilizar o Vata Dosha, é especialmente útil no tratamento de dores musculares.
Question. O Licorice pode ajudar na perda de peso?
Answer. Não há dados científicos adequados para sustentar o uso de alcaçuz para redução de peso.
Alcaçuz tem uma qualidade superior Balya (restaurador) que ajuda a preservar um peso corporal saudável e equilibrado.
Question. O alcaçuz ajuda a melhorar a saúde gastrointestinal?
Answer. Certas substâncias no alcaçuz têm atividades anti-inflamatórias. Portanto, acalma o estômago, preservando o revestimento celular do trato gastrointestinal da dor e da inflamação.
O dosha Pitta fica sem estabilidade, o que causa problemas intestinais. O alcaçuz tem a capacidade de estabilizar o Pitta Dosha no corpo, o que ajuda na melhoria da saúde e bem-estar digestivo.
Question. O alcaçuz ajuda no tratamento do diabetes?
Answer. Sim, o alcaçuz pode se beneficiar na terapia do diabetes mellitus, minimizando a resistência à insulina.
Diabetes é uma doença causada por um desequilíbrio dos doshas Vata e Kapha. A propriedade Rasayana (revigorante) do alcaçuz ajuda na gestão da pessoa diabética. Ao estabilizar os doshas Vata e Kapha, ajuda na administração de níveis normais de açúcar no sangue e também na prevenção de problemas de diabetes.
Question. O alcaçuz ajuda a melhorar a fertilidade masculina?
Answer. Não há dados clínicos suficientes para apoiar o uso de Alcaçuz na fertilidade masculina.
Como resultado de suas qualidades Rasayana (revigorante) e também Vajikaran (afrodisíaca), o alcaçuz pode ajudar na fertilidade masculina.
Question. O alcaçuz ajuda a aliviar os sintomas da síndrome pré-menstrual (TPM) e da menopausa?
Answer. Acredita-se que a origem do alcaçuz tenha substâncias específicas que ajudam a controlar os sinais e sintomas da menopausa, bem como a síndrome pré-menstrual (TPM), diminuindo os níveis de estrogênio.
Menopausa, bem como transtorno pré-menstrual (TPM) são ambos sintomas de um Vata e Pitta Dosha desequilibrado. Alcaçuz tem um resultado bem equilibrado nos Doshas Vata e Pitta, o que ajuda a lidar com os sintomas de ambas as condições.
Question. O que o alcaçuz faz à sua pele e cabelo?
Answer. Glycyrrhizin do alcaçuz é acreditado para ser um dos componentes mais importantes para lidar com os radicais livres e também prevenir danos à pele. Segurança UV, efeitos antibacterianos, antioxidantes e anti-inflamatórios estão todos localizados no alcaçuz. Além dessas vantagens, o pó de alcaçuz aumenta a flexibilidade da pele quando utilizado regularmente.
As características Ropan (curativas) do alcaçuz são benéficas para a pele, bem como seu equilíbrio Pitta e propriedades residenciais Rasayana ajudam a gerenciar manchas e também manchas pretas.
Question. O Alcaçuz ajuda no clareamento da pele?
Answer. O alcaçuz, agente clareador da pele, é considerado o melhor. A liquiritina em pó de alcaçuz inibe a ação de uma enzima tirosinase, resultando na diminuição dos níveis de melanina. Os antioxidantes do alcaçuz ajudam a minimizar os graus de melanina, levando ao branqueamento da pele.
As qualidades de harmonização Pitta e Rasayana (revitalizante) do alcaçuz ajudam na administração de manchas e também áreas escuras no melasma. Na pele, também tem um efeito condicionador e calmante.
Question. O alcaçuz é bom para a saúde bucal?
Answer. alcaçuz tem qualidades anti-cariogénicas (impede a formação de cáries), bem como inibe a adesão bacteriana e o desenvolvimento de biofilme nos dentes. O pó de alcaçuz tem uma preferência doce e aumenta a produção de saliva, que tem propriedades antibacterianas, de limpeza e também de remineralização (para trazer de volta a perda mineral). O pó de alcaçuz também inibe a fabricação de mediadores inflamatórios que causam inflamação da gengiva.
Question. Como o pó de alcaçuz é bom para o cabelo?
Answer. Devido à visibilidade da Glicirrizina em pó de alcaçuz, é benéfico para o cabelo. Auxilia na batalha contra os radicais livres, além de evitar danos ao cabelo.
As qualidades estabilizadoras Pitta e Vata do pó de alcaçuz podem ajudar a prevenir a perda de cabelo, bem como o envelhecimento prematuro.
SUMMARY
A raiz de alcaçuz tem uma fragrância agradável e é usada para dar sabor ao chá e a vários outros líquidos. A tosse e a dor de garganta podem ser obtidas consumindo diretamente as origens de alcaçuz.