Stevia: usos, efeitos colaterais, benefícios para a saúde, dose, interações

Stevia (Stevia rebaudiana)

Stevia é um pequeno arbusto perene que tem sido usado como adoçante por muitos anos.(HR/1)

Também é usado por uma variedade de razões médicas. Devido às suas propriedades antioxidantes, a estévia é um bom adoçante para diabéticos porque aumenta a produção de insulina. Também é bom para perda de peso porque é baixo em calorias. A estévia também é boa para o fígado porque contém qualidades antioxidantes e hepatoprotetoras. A estévia é útil para a pele, pois possui propriedades anti-rugas que ajudam a apertar e dar brilho à pele. Suas características antibacterianas e anti-inflamatórias auxiliam no tratamento de eczema e na cicatrização de feridas. Algumas pessoas hipersensíveis podem apresentar reações alérgicas ou erupções cutâneas com coceira da estévia, portanto, é melhor consultar um médico antes de usá-lo.

A estévia também é conhecida como :- Stevia rebaudiana, Sweet Leaf, Sweet Honey Leaf.

A estévia é obtida de :- Plantar

Usos e benefícios da estévia:-

De acordo com vários estudos científicos, os usos e benefícios da Stevia (Stevia rebaudiana) são mencionados abaixo(HR/2)

  • Diabetes mellitus : As propriedades antidiabéticas da estévia podem ajudar no controle do diabetes. O ácido clorogênico da estévia retarda a conversão de glicogênio em glicose. Também diminui a absorção de glicose, resultando em aumento da produção de insulina. Isso reduz os níveis de açúcar no sangue quando feito em conjunto.
  • Hipertensão : A estévia pode ajudar no controle da pressão alta. Ele relaxa as artérias sanguíneas contraídas e aumenta a circulação de sangue e oxigênio para o coração, diminuindo a pressão arterial. Pressão arterial muito alta
  • Doença cardíaca : A presença de glicosídeos na estévia auxilia no tratamento de doenças cardíacas. As concentrações de lipoproteína de muito baixa densidade (VLDL) e lipoproteína de baixa densidade (LDL) são reduzidas por glicosídeos (LDL ou colesterol ruim). Níveis baixos de colesterol LDL reduzem o risco de doença cardíaca.
  • Perda de peso : estévia pode ajudar na perda de peso devido ao seu baixo teor calórico. Como resultado, substituir seus doces normais por Stevia ajudará você a consumir menos calorias, resultando em perda e controle de peso.

Video Tutorial

Precauções a serem tomadas ao usar Stevia:-

De acordo com vários estudos científicos, as precauções abaixo devem ser tomadas ao tomar Stevia (Stevia rebaudiana)(HR/3)

  • Precauções especiais a serem tomadas ao tomar Stevia:-

    De acordo com vários estudos científicos, precauções especiais abaixo devem ser tomadas ao tomar Stevia (Stevia rebaudiana)(HR/4)

    • Alergia : Pessoas que não gostam de ambrósia e vários outros participantes desta família podem experimentar respostas desfavoráveis à Stevia. Como resultado, é melhor evitar a Stevia ou visitar um profissional médico antes de usá-la.
    • Amamentação : Como não há provas clínicas suficientes, é melhor evitar a Stevia durante a amamentação ou consultar um médico inicialmente.
    • Interação medicamentosa moderada : Stevia tem a possibilidade de interagir com medicamentos do SNC. Ao tomar Stevia com medicamentos para o SNC, é melhor prevenir ou ir a um médico.
    • Pacientes com doenças cardíacas : Na verdade, a estévia demonstrou reduzir a pressão alta. Por causa disso, é uma excelente ideia observar sua pressão alta se estiver tomando Stevia com medicamento anti-hipertensivo.
    • Pacientes com doença renal : estévia pode ter um impacto na atividade renal, bem como na circulação do xixi. Devido a isso, normalmente é recomendado que indivíduos com doença renal usem Stevia conforme sugerido por seu médico.
    • Pacientes com doença hepática : Stevia tem a possibilidade de danificar o fígado. Por causa disso, pessoas com problemas de saúde do fígado devem ficar longe de Stevia ou visitar um médico antes de usá-lo.
    • Gravidez : Como não há dados científicos suficientes, é melhor evitar a Stevia durante a gravidez ou consultar um médico com antecedência.

    Como tomar Stevia:-

    De acordo com vários estudos científicos, Stevia (Stevia rebaudiana) pode ser tomada nos métodos mencionados abaixo(HR/5)

    Quanto Stevia deve ser tomado:-

    De acordo com vários estudos científicos, a Stevia (Stevia rebaudiana) deve ser ingerida nas quantidades mencionadas abaixo(HR/6)

    Efeitos colaterais da estévia:-

    De acordo com vários estudos científicos, os efeitos colaterais abaixo precisam ser levados em consideração ao tomar Stevia (Stevia rebaudiana)(HR/7)

    • Inchaço
    • Náusea
    • Tontura
    • Dor muscular
    • Dormência

    Perguntas frequentes relacionadas com a Stevia:-

    Question. Stevia é melhor que aspartame?

    Answer. Sim, Stevia é preferível ao aspartame, considerando que tem uma influência insignificante nos níveis de glicose no sangue. Além disso, agrava a intolerância à glicose. A estévia é amplamente conhecida por seu sabor doce.

    Question. Como armazenar a Stévia?

    Answer. estévia precisa ser mantida em recipientes selados ou sacos plásticos quando não estiver em uso.

    Question. Em que formas a Stevia está disponível?

    Answer. A estévia pode ser adquirida como pó de folhas caídas, folhas frescas ou um líquido.

    Question. A Stevia pode causar cárie dentária?

    Answer. Não, o estudo realmente mostrou que a Stevia não desencadeia cáries dentárias.

    Question. A Stevia previne danos nos rins?

    Answer. Sim, uma vez que a presença de um componente específico, a Stevia pode ajudar a evitar lesão renal (esteviol). Ele protege as células renais, bem como protege contra a formação de cistos renais.

    Question. A Stevia pode diminuir o desejo de consumo de tabaco?

    Answer. Sim, a Stevia realmente demonstrou diminuir o desejo de fumar. Consiste em diferentes componentes que aumentam a vitalidade e o conforto em pessoas que têm tabaco ou alcoolismo, além de suprimir essas disposições.

    Question. A Stevia pode causar ganho de peso?

    Answer. Sim, devido à existência de um material adoçado que aumenta a ingestão de energia, gordura corporal e peso corporal, a Stevia pode desencadear ganho de peso.

    Question. A Stevia ajuda a controlar a inflamação?

    Answer. Sim, as propriedades anti-inflamatórias da Stevia podem auxiliar no monitoramento da inflamação. Tem um impacto nos nervos centrais e inibe a síntese de moderadores inflamatórios. Isso ajuda a aliviar a dor e também o inchaço.

    Question. Stevia é bom para a pele?

    Answer. Sim, o brilho da Stevia e os impactos tensores podem ser benéficos para a pele. Dá à pele um brilho saudável e equilibrado e também suavidade, e tem sido usado em anos de desejo anti-rugas.

    SUMMARY

    Também é usado para uma série de fatores clínicos. Como resultado de suas propriedades antioxidantes, a estévia é um excelente adoçante para diabéticos, pois aumenta a produção de insulina.