Azeite de oliva: usos, efeitos colaterais, benefícios para a saúde, dose, interações

Azeite (Olea europaea)

O azeite de oliva é um óleo ecológico de amarelo pálido a escuro que também é conhecido como ‘Jaitoon ka tel(HR/1)

É frequentemente usado como molho de salada e na culinária. O azeite reduz o colesterol total e ruim no corpo, o que ajuda a diminuir o colesterol alto. Também auxilia no tratamento do diabetes, reduzindo os níveis de açúcar no sangue e, devido às suas propriedades laxantes, auxilia no controle da constipação. Além disso, pode ajudar no controle da pressão alta e da artrite reumatóide. O azeite é benéfico para a pele e o cabelo. Quando usado todas as noites, ajuda a regular o ressecamento e melhora a aparência geral da pele. Suas capacidades anti-inflamatórias e terapêuticas são responsáveis por isso. O azeite, de acordo com a Ayurveda, ajuda a equilibrar Vata-Kapha e um pouco dosha Pitta. Quando combinado com alguns óleos essenciais, pode ser usado para massagear recém-nascidos. O azeite tem o potencial de reduzir os níveis de açúcar no sangue. Pacientes diabéticos devem monitorar seus níveis de açúcar no sangue com frequência ao consumir azeite para evitar uma queda repentina nos níveis de açúcar.

O azeite também é conhecido como :- Olea europaea, Kaau, Zaitun, Jaitun ka tel, Kaan, Julipe, Olivu, Saidun, Kandeloto, Wild Olive, Oleaster, Zaytoon, Zaytun, Zeitun, Aliv Enney, Jeeta Tailam, Oliva tela, Aliv enne, Jalapai tela, Aliv nune

O azeite é obtido a partir de :- Plantar

Usos e benefícios do azeite:-

De acordo com vários estudos científicos, os usos e benefícios do azeite (Olea europaea) são mencionados abaixo(HR/2)

  • Colesterol alto : oleocanthal, um produto químico encontrado no azeite, possui poderosas propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. Diminui o colesterol total, o colesterol ruim (LDL) e os triglicerídeos no sangue. Além disso, os lipídios saudáveis para o coração no azeite ajudam a aumentar os níveis de colesterol bom. Como resultado, o risco de aterosclerose é reduzido (estreitamento das artérias devido ao acúmulo de placas).
    Um desequilíbrio de Agni causa colesterol alto (fogo digestivo). Os produtos residuais em excesso, ou Ama, são produzidos quando a digestão dos tecidos é prejudicada (resíduos tóxicos no corpo devido à digestão inadequada). Isso causa o acúmulo de colesterol ‘ruim’. Devido às suas características Deepan (aperitivo) e Pachan (digestivo), o uso diário de azeite reduz o colesterol prejudicial e ajuda na digestão do Ama. Essas substâncias mantêm um fogo digestivo saudável e impedem que o colesterol prejudicial se acumule. 1. Para fins culinários, substitua seu óleo vegetal comum por azeite refinado. 2. Você também pode usar 1-2 colheres de chá de azeite virgem como molho de salada.
  • Hipertensão (pressão alta) : As propriedades antioxidantes do azeite de oliva podem ajudar no controle da pressão alta. O azeite pode ajudar a baixar a pressão arterial, aumentando a disponibilidade de óxido nítrico na circulação. O óxido nítrico alarga as artérias do sangue e reduz a pressão arterial. 1. Para fins culinários, substitua seu óleo vegetal comum por azeite refinado. 2. Você também pode usar 1-2 colheres de chá de azeite virgem como molho de salada.
  • Quais são os benefícios do azeite de oliva para constipação? : Devido às suas propriedades laxantes, o azeite pode ser eficaz no tratamento da constipação. O azeite promove o movimento intestinal, lubrificando o intestino. O azeite de oliva também demonstrou amolecer as fezes, facilitando a movimentação pelo cólon.
    Um dosha Vata exacerbado leva à constipação. Vata no intestino grosso pode ser agravado por desequilíbrios na dieta e no estilo de vida, resultando em constipação. Devido às suas qualidades de equilíbrio Vata e Sara (mobilidade), o consumo regular de azeite ajuda no controle da constipação. O azeite elimina a secura no cólon e ajuda na evacuação das fezes do corpo devido a essas qualidades.
  • Diabetes mellitus (tipo 1 e tipo 2) : O azeite de oliva pode ajudar no tratamento do diabetes tipo 2. Isto é devido aos seus efeitos anti-inflamatórios e antioxidantes. O azeite de oliva retarda a digestão de carboidratos e reduz os níveis de açúcar no sangue. Também protege as células pancreáticas de lesões e melhora a secreção e a sensibilidade à insulina. De acordo com um estudo, o ácido oleico no azeite ajuda na redução dos níveis de glicose em jejum.
    Diabetes, também conhecido como Madhumeha, é causado por um desequilíbrio de Vata dosha e má digestão. Ama (restos tóxicos no corpo devido à digestão defeituosa) se acumula nas células pancreáticas como resultado da má digestão. A função da insulina é prejudicada como resultado disso. As características de equilíbrio Vata do azeite, Deepan (aperitivo) e Pachan (digestivo) ajudam a manter os níveis regulares de açúcar. Isso ajuda na redução de Ama e na correção da disfunção da insulina. 1. Para fins culinários, substitua o óleo vegetal normal por azeite. 2. Você também pode usar 1-2 colheres de chá de azeite virgem como molho de salada.
  • Artrite reumatoide : O azeite de oliva pode ajudar no tratamento dos sintomas da artrite reumatóide. Isto é devido aos seus efeitos anti-inflamatórios e antioxidantes. O azeite contém oleocanthal, que suprime a função de uma proteína inflamatória. O desconforto articular relacionado à artrite reumatóide e o edema são reduzidos como resultado deste tratamento.
  • Câncer de mama : azeite de oliva pode ser benéfico no tratamento do câncer como terapia suplementar. O azeite contém produtos químicos fenólicos que são poderosos antioxidantes e agentes anti-inflamatórios. Faz com que as células cancerosas sofram apoptose (morte celular), deixando as células não cancerosas ilesas. Também possui propriedades antiproliferativas e inibe a proliferação de células cancerígenas.
  • Infecção por Helicobacter pylori (H.Pylori) : O azeite pode ser eficaz contra a bactéria H. pylori. Porque contém produtos químicos fenólicos, este é o caso. O azeite também ajuda a prevenir úlceras estomacais e câncer.

Video Tutorial

Precauções a ter ao usar Azeite de Oliva:-

De acordo com vários estudos científicos, as precauções abaixo devem ser tomadas ao tomar Azeite (Olea europaea)(HR/3)

  • Fique longe do azeite de oliva na massagem corporal se seu corpo tiver Pitta extremo.
  • Precauções especiais a tomar enquanto estiver a tomar Azeite de Oliva:-

    De acordo com vários estudos científicos, precauções especiais abaixo devem ser tomadas ao tomar Azeite (Olea europaea)(HR/4)

    • Amamentação : Azeite em proporções alimentares é seguro para consumir. Se você está amamentando, no entanto, você deve consultar seu médico antes de tomar suplementos de azeite.
    • Pacientes com diabetes : O azeite tem o potencial de reduzir os níveis de açúcar no sangue. Se você estiver tomando suplementos de azeite de oliva juntamente com vários outros medicamentos antidiabéticos, é uma excelente ideia ficar de olho nos níveis de açúcar no sangue.
    • Pacientes com doenças cardíacas : Azeite foi revelado para reduzir a pressão arterial. Se você estiver tomando suplementos de azeite com medicação anti-hipertensiva, é uma ótima sugestão para observar sua pressão alta.
    • Gravidez : Azeite de oliva em porções de alimentos é seguro para consumir. No entanto, antes de tomar suplementos de azeite de oliva enquanto espera, você deve consultar o seu médico.

    Como tomar o azeite:-

    De acordo com vários estudos científicos, o azeite de oliva (Olea europaea) pode ser usado nos métodos mencionados abaixo(HR/5)

    • Cápsulas de azeite : Tome uma cápsula de comprimido de azeite ou conforme transmitido pelo profissional médico.
    • Azeite com água : Tome uma a 2 colheres de chá de azeite ou conforme indicado pelo médico. Siga-o por um copo de água aconchegante. Tome-o de preferência à noite antes de dormir para cuidar da defecação irregular.
    • Azeite na culinária : Use de cinco a seis colheres de chá de azeite de oliva para a preparação de alimentos no dia-a-dia. Você pode aumentar ou diminuir a quantidade de consumo de óleo de acordo com sua dieta e também demanda.
    • Molho para salada de azeite : Pegue algumas xícaras de vegetais picados como cebola, cenoura, pepino, milho maravilhoso, beterraba etc em uma tigela grande. Adicione duas a três colheres de chá de azeite aos legumes cortados. Da mesma forma, inclua uma colher de chá de vinagre de maçã. Inclua pimenta preta e também sal de acordo com sua preferência. Misture bem todos os ingredientes energéticos e tome-o antes ou durante os pratos.
    • Azeite com creme hidratante : Inclua uma a duas colheres de chá de azeite em qualquer tipo de creme hidratante. Use-o na pele uma vez por dia para melhorar sua pele e também para cuidar dos vincos. Por favor, consulte o seu médico se você tem pele oleosa ou acne em risco.
    • Massagem com azeite : Tome 2 a 3 colheres de chá de azeite. Aquecê-lo um pouco e também massagem terapêutica no local dolorido uma ou duas vezes ao dia. Repita diariamente para lidar com o desconforto e inchaço causado pela artrite.
    • Azeite com suco de limão : Tome um par de colheres de chá de azeite. Esprema meio limão nele e misture bem. Aplique-o na pele, de preferência antes de dormir, para controlar as marcas de acne. Evite sair ao sol depois de usar esta mistura, pois pode bronzear a pele. Isso ocorre porque o limão funciona como um representante de branqueamento natural. O melhor momento para usar esta mistura é mais provável à noite.

    Quanto azeite deve ser tomado:-

    De acordo com vários estudos científicos, o Azeite (Olea europaea) deve ser tomado nas quantidades mencionadas abaixo(HR/6)

    • Cápsula de azeite : Um comprimido duas vezes ao dia ou conforme indicado pelo médico.
    • Azeite de oliva : Uma a duas colheres de chá uma vez ao dia ou conforme orientação do profissional médico.

    Efeitos colaterais do azeite:-

    De acordo com vários estudos científicos, os efeitos colaterais abaixo precisam ser levados em consideração ao tomar Azeite (Olea europaea)(HR/7)

    • Ainda não há dados científicos suficientes disponíveis sobre os efeitos colaterais desta erva.

    Perguntas frequentes relacionadas com o azeite:-

    Question. Como conservar o azeite?

    Answer. O azeite pode ser mantido à temperatura ambiente em local seco e escuro. No entanto, se mantido em ambientes úmidos e quentes, pode se degradar.

    Question. Qual é o preço do azeite?

    Answer. Os preços do azeite variam dependendo da marca. Um recipiente de 1 litro de azeite usado para cozinhar custa cerca de Rs. 600. A garrafa de azeite Figaro (1 litro) custa cerca de Rs. 550, enquanto o azeite virgem adicional (500 ml) custa cerca de Rs. 400.

    Question. O azeite extra virgem é diferente dos outros?

    Answer. A prensagem mecânica, ao contrário da prensagem química, é utilizada para fazer azeite virgem adicionado. Antes da qualificação, o sabor é provado, assim como o nível de acidez é inferior a 0,8%. O azeite virgem adicional tem uma variedade de usos, consistindo em cuidados com a pele, tratamento capilar e culinária.

    Question. Quais são os usos do Pomace Olive oil?

    Answer. O azeite de bagaço tem uma variedade de aplicações, incluindo cuidados com a pele e cabelos. Além disso, pode ser usado na área de cozimento.

    Question. O azeite pode ser tomado diariamente?

    Answer. Sim, o azeite pode ser consumido todos os dias. O azeite é um poderoso antioxidante. Reduz as possibilidades de problemas cardíacos, pressão alta e também colesterol alto. No entanto, você deve comer azeite em pequenas quantidades (1-2 colheres de sopa por dia) e procurar orientação médica, se necessário.

    Question. O azeite pode protegê-lo de infecções microbianas?

    Answer. Sim, o azeite pode protegê-lo de uma variedade de germes. O azeite combate os germes que criam doenças nos intestinos e pulmões.

    Question. É possível lidar com a depressão com a ajuda do Azeite?

    Answer. Sim, o uso normal do azeite pode ajudar no tratamento da depressão clínica. O azeite de oliva foi revelado para elevar os níveis de serotonina, um neurotransmissor que pode ajudar na depressão clínica.

    Vata supervisiona todos os movimentos físicos, juntamente com os recursos do sistema nervoso. Quando nosso dosha Vata está desequilibrado, ficamos desanimados. As propriedades de equilíbrio Vata do azeite ajudam a diminuir a ansiedade quando utilizadas regularmente.

    Question. O azeite de oliva pode atuar como analgésico?

    Answer. Como resultado de seus edifícios anti-inflamatórios, o azeite pode ser usado para aliviar o desconforto. Oleocanthal, uma substância encontrada no azeite, subjuga a ativação de árbitros de desconforto. Inchaço, bem como dor no corpo são diminuídos como resultado disso.

    O desconforto é chamado de Shoola roga no Ayurveda, assim como é desencadeado por uma preocupação do dosha Vata. O azeite ajuda a equilibrar o dosha Vata, portanto, diminui o desconforto quando usado regularmente.

    Question. O azeite é bom para a pele?

    Answer. O azeite de oliva é benéfico para a pele como resultado de suas propriedades antioxidantes. Além disso, inclui vitaminas A, D, E e K, que ajudam a proteger a pele dos perigosos raios UV, além de mantê-la hidratada.

    azeite tem características como Snigdha (oleosa), Ropan (cura) e Rasayana que são benéficas para a pele (rejuvenescedora). Quando usado diariamente, o azeite dá à pele um brilho natural. 1. Coloque 3-4 gotas de azeite na palma da mão. 2. Usando as pontas dos dedos, massageie bem o rosto. 3. Para um tom de pele consistente, use todas as noites.

    Question. O azeite previne o envelhecimento da pele?

    Answer. Sim, o uso regular de azeite pode ajudar a retardar o processo de envelhecimento. O azeite de oliva contém polifenóis, bem como vitaminas E e K, ambos poderosos antioxidantes. Reduz linhas finas e rugas, o que ajuda a proteger a pele do envelhecimento prematuro. Dica: 1. Adicione 3-4 gotas de azeite a um copo de água. 2. Aplique no rosto e massageie por 5-10 minutos com a ponta dos dedos. 3. Faça isso todas as noites antes de ir para a cama.

    Question. O azeite é bom para o cabelo?

    Answer. papel do azeite no cuidado do cabelo é apoiado por muito pouca evidência científica. O ácido oleico e o ácido palmítico são os dois principais componentes químicos encontrados no azeite. Estes são considerados bons emolientes, o que significa que suavizam a pele. O azeite de oliva pode ajudar a nutrir e fortalecer o cabelo quando usado regularmente. 1. Tome 4-5 colheres de sopa de azeite extra virgem, ou conforme necessário. 2. Deixe o óleo aquecer um pouco. 3. Massageie este óleo quente no couro cabeludo e no cabelo por 10 a 15 minutos. 4. Deixe durante a noite e lave com shampoo na manhã seguinte. 5. Para cabelos sedosos e brilhantes, repita pelo menos uma vez por semana.

    Question. O azeite ajuda no clareamento da pele?

    Answer. Apesar de o azeite não contribuir para o clareamento da pele, ele inclui um elemento que protege a pele dos raios UV prejudiciais, agindo como um protetor solar natural. Além disso, possui qualidades antioxidantes superiores, que protegem a pele dos danos oxidativos induzidos pelo sol. Isso ajuda a manter a cor natural da pele e evita o bronzeamento.

    Embora o azeite de oliva não contribua para o clareamento da pele, ele ajuda a proteger a pele dos perigosos raios UV da luz solar e das queimaduras solares. Quando aplicado na pele, funciona como um protetor solar natural, protegendo a cor natural da pele e também impedindo a descoloração. Isso se deve ao fato de que é Ropan (recuperação).

    Question. O azeite de oliva pode ser usado para tratar os lábios secos e rachados?

    Answer. Embora não haja provas clínicas suficientes, o azeite de oliva pode ajudar na secura e nos lábios rachados. É comumente encontrado em cosméticos como protetores labiais.

    O azeite de oliva é benéfico para a pele e também ajuda no controle de lábios completamente secos e rachados devido às suas qualidades Snigdha (oleosas) e Ropan (curativas), que ajudam a manter as qualidades da pele macia e também reparam os lábios rachados.

    SUMMARY

    Muitas vezes é usado como uma roupa de salada e também na culinária. O azeite diminui o colesterol total e negativo no corpo, o que ajuda a diminuir o colesterol alto.